quinta-feira, 8 de maio de 2014

Vereadores do PS contra a ida das tasquinhas para "Multiusos"

Na reunião da Câmara Municipal de Estarreja que terminou há momentos, os vereadores do PS defenderam a seguinte posição:

As Festas de Santo António são um símbolo do município e estão enraizadas na sua tradição cultural. Ao mesmo tempo são um espaço de convívio e de presença da população de Estarreja e muitos forasteiros na Praça Francisco Barbosa.
O aproximar do Verão e o normalmente convidativo tempo de junho, ajudam a completar o chamariz apelativo que traz à Praça principal de Estarreja um elevado número de pessoas. E é isto que se pretende, também, numa terra. Animação, visitantes e a consequente agitação comercial em torno do evento.
As festas de Santo António, com a sua componente social, cultural e de animação, têm a sua origem na comemoração religiosa do Dia de Santo António que é, ao mesmo tempo, o Dia do Município e feriado municipal.
O palco privilegiado das festas do município é sempre, por isso, a Praça Francisco Barbosa, onde se localiza a capela de Santo António, os Paços do Concelho e que é o centro de Estarreja e é o local onde sempre estas festas tiveram lugar.
Do programa das festas de Santo António e do Município, realizado na Praça Francisco Barbosa, consta um conjunto de atividades, algumas das quais constituem já uma tradição local.
As tasquinhas, iniciadas no ano de 1995, (numa altura em que a Câmara era presidida por Vladimiro Silva), como forma de dar uma nova vida ao ‘Mercado Antigo’ (que vinha do tempo da presidência da Dª Maria de Lurdes Breu), cresceram nos anos seguintes e tornaram-se um dos pontos fortes das festas.
Este evento começou por acontecer apenas na véspera e no dia do mercado antigo, sendo parte integrante deste, acabou por ser alargado a mais dias, mas sempre decorreram no espaço central do município.
Neste enquadramento não se entende que possa ter cabimento qualquer ideia proposta - sempre  despropositada - de enclausurar num espaço fechado, atividades das festas de Santo António que decorrem habitualmente na Praça, ou desvirtuando por completo o seu sentido retirando-as do local central do município onde sempre decorreram.

Os vereadores do PS
Fernando Mendonça
Madalena Balça
Catarina Rodrigues